ZONA 2013 - Zona Nippon 2 e Zona Gráfica 3- submissões a projectos futuros


Cá ficam os nossos planos para 2013.
Contamos com a vossa participação!


ZONA NIPPON 2

Na primeira metade do ano pretendemos lançar o segundo número da Zona Nippon, para o qual temos já alguns trabalhos aprovados. No entanto, devido a algumas alterações e imprevistos não temos ainda trabalhos que chegue para fechar o número, de forma que estamos abertos a novas submissões para este número.

O tema continua a ser a cultura oriental e qualquer aproximação ao estilo da BD japonesa é bem vindo, quer na forma de contar a história quer no estilo de desenho, mas não obrigatório. Formato é 19 x 13 cm, em escala de cinza/preto e branco.

Como no passado, voltamos a pedir que nos mostrem, para quem vai iniciar trabalhos de novo, os vossos conceitos e ideias. Mantenham-nos dentro do processo, nós tentaremos sempre fazer um acompanhamento crítico e ajudar no que for possível.

Para tal pedimos a quem estiver interessado em participar, que até ao fim de Dezembro de 2012, nos enviem os vossos projectos (argumento, esboços, layout das páginas, etc...), de forma a podermos fazer um acompanhamento mais personalizado. Além das indicações que podemos dar, temos o contacto de diversos autores com bastante experiência que mostraram já abertura para ajudar e acompanhar dentro do possível autores que tenham menos experiência ou que simplesmente procurem ajuda para resolver problemas mais específicos. A ideia é melhorar a comunicação e entreajuda entre autores.

O prazo final para receber trabalhos concluídos será em final de Fevereiro de 2013.

O lançamento está agendado para Maio de 2013 (festival Anicomics).

Algumas coisas são importantes de notar para a Zona Nippon:
Uma das maiores falhas da Zona Nippon 1, foi a inclusão de trabalhos que foram feitos para funcionar me formatos maiores e que desta forma não funcionaram bem no tamanho da Zona Nippon, tendo ficado pequenos, ou levando a remodelações que não foram felizes. Assim e de forma a evitar este problema de futuro não iremos incluir trabalhos que não funcionem ou tenham má legibilidade no formato da Zona Nippon.

Como já anunciamos na altura da primeira Zona Nippon, o formato é 19 x 13 cm e o modelo da página já com as guias de corte e margem de segurança para trabalhos que sejam para imprimir até à margem pode ser descarregado aqui:
http://dl.dropbox.com/u/35133211/Modelo-ZonaManga-19x13cm.tif

Se não souberem como usar nós podemos depois fazer isso, mas incentivamos os autores a fazerem o trabalho de base já contando com o modelo, pois terão muito maior controlo sobre o vosso próprio trabalho. Qualquer dúvida consultem-nos o mais cedo possível, pois é muito mais fácil corrigir o layout logo no início do que depois no fim.


ZONA GRÁFICA 3

Estamos a apontar para lançar a Zona Gráfica 3 na segunda metade do ano de 2013. Ainda não temos data definida para receber trabalhos para este número, mas para já podem apontar temporariamente para fim de Julho de 2013. Depois vamos dando datas mais concretas.

Para quem estiver interessado em participar e for começar o trabalho de novo, pedimos mais uma vez que nos incluam no processo, contactem-nos, mostrem-nos o vosso projecto, nós tentaremos ajudar no máximo possível ou se mesmo por-vos em contacto com outros autores experientes que se disponibilizam para fazer ajudar, se for relevante.

Como noutros números da Zona Gráfica, este não tem tema específico, e este número está aberto a participações a cores ou preto e branco/escala de cinza.
O formato é o típico: 27 x 19 cm.
O modelo está aqui disponível:
http://dl.dropbox.com/u/4050232/esquema-ZONA.tif

Comentários

  1. Só por curiosidade, se tivermos um guião mas não encontrarmos alguém para tratar da arte, podemos enviar-vos o mesmo e vocês ajudam a encontrar um artista?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joel,

    Lamento o atraso na resposta, mas apenas agora vi que estava aqui o teu comentário.
    Vou contactar-te através de e-mail, mas sim se procuras um desenhador com quem trabalhar nós podemos contactar os autores da Zona e passar a tua informação, ou se quiseres o contacto de algum autor em particular também o podemos contactar a ver se estará interessado na colaboração!

    Abraço

    Fil

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares