quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ZONA CONTACTO - aberta a submissões!

NOVO PRAZO DE SUBMISSÃO -31 de Julho de 2015
NEW DEADLINE - 31th of July 2015

Zona Contacto!

A Zona está de regresso com uma nova equipa editorial. Além do Fil, o Gabriel Martins e o Miguel Santos serão, a partir de agora, co-editores da revista.

Neste início de 2015 estamos motivados e prontos para arrancar com mais uma revista Zona e para isso precisamos de vocês. A revista terá o nome de "Zona Contacto" e irá versar sobre "primeiros contactos" sejam eles com outras espécies, mundos ou civilizações. Tudo é possível dentro do que a vossa imaginação conjecturar.

Por isso, se estiverem interessados em colaborar nesta nova edição, contactem-nos já. Ficamos a aguardar notícias e esperamos poder contar com a vossa participação.

O limite de entrega dos trabalhos será fim de Março, sendo o nosso objectivo ter o livro pronto e impresso durante o mês de Maio. Iremos também lançar um projecto de crowdfunding em Abril para financiar a produção do livro.

Serão aceites trabalhos a preto e branco/escala de cinza e a cores.

O formato de página será o do costume: 270 mm altura x 190 mm de largura.
O modelo da página pode ser descarregado aqui:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/35133211/esquema-ZONA.tif

Como de costume pedimos aos autores que desejam participar que nos informem da vossa intenção preferencialmente antes do envio do trabalho final, o mais cedo possível, de modo a que possamos fazer um acompanhamento do trabalho e sabermos com que contar.

Se tiverem um argumento e procurarem desenhador, ou vice-versa, digam-nos pois poderemos divulgar/facilitar a procura.

Se tiverem dúvidas sobre alguma questão não hesitem em contactar-nos e consultem este guia mais completo:
COMO PARTICIPAR


------


Zona magazine is back with a new editorial team. In addition to Fil, Gabriel Martins and Miguel Santos are the new co-editors.

We'll launch the next Zona issue in the first half of 2015 and for that we need you. The magazine will be called "Zona Contacto" and will be about "first contacts" between species, worlds or civilizations.

 If you are interested in collaborating in this new edition, feel free to contact us.

The dead line is end of March. We plan to have the book ready by the end of May. We will also launch a crowd-funding campaign starting in April.

The submissions should be both in black and white / gray-scale and color.

The page size is the usual: 270 mm high x 190 mm wide.
The page template can be downloaded here:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/35133211/esquema-ZONA.tif

As usual we ask authors to inform us as soon as possible, before sending the final work, so we can better prepare the publication.


If you have a story and would like to finda someone to illustrate it, or the other way around, we can help you find someone for you, so let us know.

If you have any questions feel free to ask us.

Informação sobre como participar na Zona - actualização!

Guia mais ou menos completo sobre como participar na Zona!


ZONA
contacto geral: zona.bd@gmail.com
contacto para autores: projecto.livro.01@gmail.com

Associação Tentáculo:

Apresentação

A ZONA é um projecto editorial fundado em 2009, aberta a diferentes tipos de trabalhos nas mais diversas áreas artisticas, no entanto foca a sua actividade sobretudo na banda desenhada, ilustração e outras artes gráficas.
Até agora foram lançados 11 números, em 12 volumes: Zona Zero e Zona Negra (2009), Zona Fantástica, Zona Gráfica (volumes 1 e 2) e Zona Negra 2 (2010), Zona Monstra e Zona Gráfica 2 (2011), Zona Nippon 1 e Zona Desenha (2012), Zona Nippon 2 e Zona Gráfica 3 (2013) e ohZona (2014) .

Os editores actuais do projecto são Fil, Gabriel Martins e Miguel Santos.

A ZONA funciona actualmente sob a alçada da Associação Tentáculo, criada em 2010.


Objectivos da ZONA

1- Publicar trabalhos de BD, ilustração e outras artes.

2- Reunir em cada número um grupo consistente de trabalhos e autores, procurando elevar ao máximo a qualidade, mas ao mesmo tempo mantendo uma porta aberta a autores mais novos e inexperientes que apresentem já um bom nível e perspectiva de crescimento.

3- Promover a criação de novos trabalhos, funcionando como fonte de motivação e uma plataforma interessante para os autores mostrarem e divulgarem o seu trabalho.


Condições

1- A participação na Zona não é remunerada, tem o objectivo de promover o trabalho dos autores participantes. Lucro efectuado será usado para participar na gestão corrente de custos, promoção e realização de novos números da Zona.

2- Por cada 1-5 páginas os autores têm direito a um exemplar de oferta (1-5 páginas- 1 exemplar de oferta, 6-10- 2 exemplares de oferta, 11-15- 3 exemplares de oferta, …). Todos os autores têm ainda direito a comprar exemplares extra, de qualquer número da Zona (mesmo aqueles em que o autor não participa) a preços mais baixo. O desconto é de 10% para autores e de 30% para autores que também sejam sócios da Associação Tentáculo. A percentagem de desconto poderá aumentar na aquisição de multiplos exemplares, geralmente +5% a partir de 3 exemplares e +10% a partir de 10 exemplares. A partir de 20 exemplares descontos maiores poderão ser discutidos.

A inclusão de "previews/teasers" e entrevistas não são contabilizados para oferta do exemplar, no entanto, estes autores têm também acesso a exemplares a preços mais baixos.

3- O trabalho apresentado pelos autores será tratado com o maior respeito possível e nenhum trabalho será usado sem permissão do autor e o autor será sempre creditado.

4- Quem submete o trabalho, deverá previamente ter informado e obtido a autorização, de todos os autores que participaram nele, para o submeter. E todos os autores devem ser correctamente creditados.

5- O copyright do trabalho mantém-se do autor que ao submeter o trabalho apenas nos autoriza a sua publicação na Zona em versão impressa ou digital, e ainda o seu uso integral ou parcial para divulgação/promoção da Zona desde que propriamente creditado. 
Se o autor depois de submeter o trabalho mudar de ideias quanto à sua publicação nós respeitaremos essa decisão desde que seja antes da definição final do alinhamento do livro. A partir dessa altura o assunto deverá ser discutido caso a caso. Após o envio do livro para a gráfica já não será possível qualquer alteração. 

6- Promovemos o uso de personagens e histórias originais. Não significa que não possamos aceitar personagens já existentes desde que não infrinja o copyright, ou seja em que o autor tenha o copyright das mesmas ou pelo menos tenha obtido autorização para o seu uso. Novas versões de histórias antigas também poderão ser aceites. Plágio não é aceite.

7- A selecção final será feita após o fim do prazo de submissão, mas para acelerar o processo de publicação poderemos proceder à pré-selecção de trabalhos antes do prazo final de submissão.

8- A não ser que haja indicação explicita do contrário por parte do autor, manteremos connosco os trabalhos não seleccionados e iremos incluí-los no lote de trabalhos a ser seleccionados para números subsequentes da Zona em que o seu uso faça sentido (temas semelhantes, formato, etc).

9- O prazo de final de submissão é geralmente indicativo e poderá ser encurtado ou alargado caso necessitemos de o fazer. Nesse caso informaremos por e-mail os autores que nos tiverem indicado que estão a trabalhar para esse número, colocaremos essa informação no blog da Zona (este blog- http://zonabd.blogspot.com) e no facebook da Zona (https://www.facebook.com/zona.bd.pt).

10- Não serão incluídos trabalhos com publicidade, a não ser que seja paga.


Como submeter o trabalho

1- Os autores deverão aceitar e seguir as condições acima e enviar o seu trabalho para o e-mail projecto.livro.01@gmail.com. Caso o prefiram podem enviar uma amostra em baixa resolução desde seja o suficiente para ler e avaliar o trabalho. Nós comprometemo-nos a não tornar o trabalho publico e tratar os ficheiros com confidencialidade até à sua publicação estar decidida. O formato em que os trabalhos devem ser enviados é definido em mais detalhe na secção "Formato dos Trabalhos".

2- Os trabalhos demasiado grandes poderão ser enviados por sistemas para envio de ficheiros maiores tais como um link do dropbox ou www.wetransfer.com, ou qualquer outra forma de envio de ficheiros grandes.
Em último caso poderá ser enviado por correio, mas preferimos sempre a submissão de trabalhos digitais pela Internet.

3- Quando preparamos um novo número fazemos sempre divulgação, mas a submissão de trabalhos pode ser feita em qualquer altura, mesmo que não esteja em preparação nenhum número. Mante-mos o trabalho connosco ate surgir um novo número da Zona em que este possa ser enquadrado e nessa altura contactamos de novo o autor para aferir se ainda tem interesse em que o trabalho seja considerado para esse número.

4- Ao submeter um trabalho deverão enviar um contacto telefónico, e os contactos de todos os autores (pode ser de e-mail ou telefónico) e ainda: o nome com que desejam ser creditados; um pequeno resumo biográfico (1 ou dois parágrafos no máximo, nada de CVs - algo que possamos usar para vos apresentar na divulgação do trabalho); uma pequena foto ou avatar que possa ser incluída no livro caso o vosso trabalho seja publicado (enviar com pelo menos 20 x 20 mm e 300dpi; caso optem por um avatar não usar imagens comerciais ou com copyright, usem de preferẽncia algo feito por vocês); link para homepage/portfolio/blog/etc.. (caso enviem mais do que um, digam qual é o principal).

Formato dos Trabalhos

Os trabalhos a ser publicados deverão ter no mínimo 300 dpi, sejam a cores ou a escala de cinza. Se forem a preto e branco  recomendamos o envio com puro, deverá vir a pelo menos 600 dpi (idealmente 1200).
Trabalhos a cores deverão ser submetidos em CMYK.
Trabalhos a preto e branco/escala de cinza, em Grayscale.

A Zona é publicada no formato 270 x 190 mm.

O modelo de página da Zona a ser usado:

Este é o esquema geralmente usado na Zona (alguns números poderão seguir um formato diferente, mas nesse caso avisamos e enviamos novo modelo).

O formato da página deverá seguir sempre o modelo fornecido e respeitar as margens de segurança externa de bleed, se o trabalho tiver desenhos até à margem de corte, e de segurança interna (live area)- sendo que elementos gráficos essenciais, caixas de texto, etc., devem ficar pelo menos 8 mm para o interior em relação à margem de corte. (qualquer dúvida sobre estas questões ou sobre o uso do modelo falem connosco).


Processo de Selecção

1- A selecção é feita pelos editores da Zona, e como tal está sujeita aos seus gostos e opiniões pessoais.

2- O que analisamos em primeiro lugar: a qualidade gráfica em geral (desenho, cor, layout das páginas, balonagem/legendagem), a história e respeito pelo tema. 

3- Em caso de dúvida consideramos outros factores, baseado sobretudo em participações anteriores dos autores (contribuições positivas, colaboração na produção/divulgação da Zona, etc).

4- Em casos de números a cores, trabalhos a preto e branco/escala de cinza, terão menos hipóteses de ser publicados. Não é impossível, mas os trabalhos a cores terão prioridade visto que o custo de impressão a cores é maior e não faz sentido pagar para imprimir a preto e branco a preço de impressão a cores.


O que nós esperamos dos autores

1- Primeiro de tudo que nos enviem os seus trabalhos! E que esses trabalhos representem o melhor que conseguem fazer. Não queremos trabalhos apressados e que depois não representem condignamente o vosso trabalho. Caso não consigam cumprir o prazo com qualidade contactem-nos a ver se haverá possibilidade de estender um pouco o prazo (sempre mostrando o que já foi feito e apresentando datas concretas para concretização do mesmo). Em último caso terminem o trabalho com calma e apresentem-nos num próximo número, existem geralmente números sem tema específico em que qualquer trabalho pode ser incluído.

2- Que participem o mais possível na produção, divulgação e promoção da Zona. Este projecto sempre seguiu uma filosofia de colaboração e achamos que os autores deverão ser pró-activos e participar o mais possível da divulgação do seu trabalho.
Não vemos a Zona/Associação Tentáculo como uma editora, mas sim como um grupo de autores a juntar-se para publicar o seu trabalho. Caso queiram/possam dar um contributo mais alargado na produção da Zona, contactem-nos há sempre coisas que podem ser feitas para ajudar e o projecto está aberto a todos.

3- Que não exponham o seu trabalho publicamente antes de ser publicado na Zona. Poderemos incluir trabalhos que tenham sido expostos antes, e até publicados, dependendo de onde tal foi feito, o seu alcance e se terá alguma interposição com a Zona, em termos de publico alvo, área geográfica, etc... No caso de ilustrações costumamos ainda ser mais liberais.
Se tiverem um trabalho que pretendam submeter à Zona, mantenham-no privado até ser publicado, mais tarde poderá ser divulgado em conjunto com a Zona de forma mais concertada.

4- Não exponham o trabalho integralmente na internet, pelo menos nos 2 meses após a sua publicação. Não deixem de usar excertos para divulgação, até o recomendamos, dentro do recomendado no ponto anterior.

5- Leiam as mensagens enviadas, sempre que possível respondam e quando tiverem dúvidas sobre alguma coisa consultem este documento ou falem connosco.

6- Não é obrigatório, mas se puderem inscrevam-se como associados da Associação Tentáculo. Esta associação é responsável pela manutenção e divulgação da Zona e precisa de todo o apoio possível para crescer e para continuar a apoiar este e outros projectos (quem sabe não será o vosso, no futuro).

Qualquer dúvida que tenha ficado da leitura deste documento não hesitem em falar connosco!